Páginas

Circuito NGPS - Rota do Mel - Mondim de Basto 85 km | 2460 m D+

27 de Maio 2012

9h00, lá fui fazer mais um teste à roda 29er, desta vez em Mondim de Basto na Rota do Mel. O dia estava nublado. Este passeio caracteriza-se pelo seu baixo custo, ambiente descontraído, sem tempos nem classificações e com um percurso integralmente guiado por GPS, sendo disponibilizados 3 percursos, um de 15 km, outro de 50 km e o maior de 85 km.


A partida foi dada com um ligeiro atraso e de forma descontraída. Saí com um andamento moderado a acompanhar o grupo da frente. Ao fim de 3 km paragem para a famosa prova do Mel, no Mondim Aqua Hotels. Após esta breve paragem, lá continuei viagem, iniciando a navegação fora de estrada. No início houve alguns erros de leitura do GPS, quer meus, quer de outros companheiros que seguiam no grupo.
Fiquei impressionado com o número de participantes que se aventura num passeio destes sem GPS, seguindo na roda de outros betetistas. Quando começámos a subir, na primeira inclinação digna desse nome, segui na companhia de um parceiro, na sua Epic, que estava sem GPS. No primeiro ponto de controlo, fizemos um desvio para ver uma candidata às 7 Maravilhas da Natureza, as Fisgas de Ermelo, onde fizemos uma breve paragem para comer, recuperar e contemplar a paisagem. Seguimos depois até  à aldeia de Ermelo, onde eu segui o percurso dos 85 km e o meu parceiro esperou por nova boleia para completar o percurso de 50 km.


Estávamos com 30 km percorridos, segui a solo quase até final, passando por paisagens magníficas e lugares isolados onde os cães dormem na estrada. Passagem por lugares como Varzigueto e Bilhó, percorrendo entre estes single tracks inóspitos e de difícil acesso, tornando a sua beleza ainda mais exclusiva.


Já perto do final, a cerca de 20 km da meta, encontrei 3 companheiros parados por uma avaria mecânica, drop out partido, parei mas o problema estava resolvido. Já com o Monte Farinha à vista, segui até ao cimo da Sra. da Graça, para depois regressar a Mondim de Basto, por estrada, a grande velocidade, tirando o máximo partido da roda 29er.

Sem comentários:

Enviar um comentário